Conheça os benefícios relaxantes de ser um membro do canal:
https://www.youtube.com/channel/UCgTp27VS71QyoUxCPaOxa8Q/join
Massa da torta
2 e ½ xícaras (340 g) de farinha
1 colher (de sopa) generosa de açúcar
Uma boa pitada de sal
16 colheres (de sopa) (220 g) de manteiga sem sal gelada cortada em cubos de 1,25 cm
Cerca de ½ xícara de água gelada
1 colher (de chá) de vinagre branco
Coloque a farinha, o açúcar e o sal na tigela da batedeira e congele tudo, inclusive o batedor de raquete, por 20 minutos (se não couber, congele só os ingredientes). Congele a manteiga e a água também.
Volte a vasilha à batedeira e ponha na velocidade mais baixa. Junte a manteiga em cubos, poucos pedaços de cada vez, e misture até chegar a pedacinhos menores. Eles formam belos flocos na massa, então evite bater demais.
Junte o vinagre em um fio fino. Acrescente a água e não mexa quase nada, só até a massa se juntar.
Na superfície de trabalho, desenrole o filme, mas não corte. Num movimento rápido, sem medo, vire a tigela sobre ele. Afaste a tigela e evite tocar na massa. Corte o filme plástico. Levantando ambas as extremidades, tente transformar a massa numa bola.
Não se incomode com alguns pedacinhos secos — a farinha absorverá a umidade com o tempo. Torça o plástico, apertando-o para tentar formar uma bola com a massa. Corte ao meio através do plástico e enrole outra vez cada metade com o plástico bem apertado, achatando cada uma das bolas para fazer um disco. Deixe gelar pelo menos 2 horas ou durante a noite.
Você pode usar essa massa para fazer diversos tipos de tortas, como de frango, de mousse, etc.
Torta de maçã
1,2 kg de maçã (cerca de 5 grandes)
½ colher (de chá) de canela em pó
¼ de colher (de chá) de pimenta
¼ de colher (de chá) de sal
½ xícara de açúcar mascavo
3 colheres (de sopa) de farinha e mais um pouco para abrir
1 colher (de sopa) de vinagre de maçã
2 colheres (de sopa) de creme de leite fresco (ou leite com manteiga)
Açúcar granulado ou demerara para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 220°C e coloque uma grade no centro.
Abra um disco da massa gelada numa superfície bem enfarinhada até que esteja com 0,3 cm de espessura e 30 cm de diâmetro. Enrole-a no rolo levemente enfarinhado para transferir. Coloque a massa sobre uma fôrma de torta de 22 cm e desenrole, apertando-a delicadamente nos cantos da fôrma. Apare qualquer excesso com uma tesoura, deixando um babado de cerca de 2,5 cm nas bordas, e congele por 10 minutos. Gele as aparas também. Abra o segundo disco de massa nas mesmas dimensões, faça um furo para deixar escapar o vapor no centro e ponha na geladeira.
Enquanto isso, descasque, descarte o miolo e corte as maçãs em fatias de 2 cm.
Coloque-as numa vasilha grande com a canela, a pimenta, o sal, o açúcar, a farinha e o vinagre e misture bem. Adicione o recheio à fôrma já preparada. Use um rolo para transferir o segundo disco, como fez com o primeiro, e desenrole-a com delicadeza sobre o recheio da torta. Use uma tesoura para aparar ambas as crostas ao mesmo tempo, deixando um babado de 1,25 cm.
Dobre 0,6 cm da borda sobre si mesma, de modo a ter um cilindro que fique sobre a borda da fôrma. Trabalhe com uma mão sobre a borda da crosta e a outra do lado de fora.
Use o dedo indicador da mão que está por dentro para empurrar a torta entre o polegar e o dedo médio da mão de fora, formando um V. Continue fazendo assim em toda a volta da tampa, espaçando os Vs em 2,5 cm. À medida que aperta, empurre a massa para fora. Ela se enrugará conforme assa. Remende eventuais furos com as aparas da massa.
Referência: Sal, gordura, ácido e calor.
Creme inglês:
6 gemas
500ml de leite
Extrato ou pasta ou fava de baunilha
80g de açúcar
Ferva de leve o leite com a baunilha;
Misture as gemas e o açúcar;
Transfira o leite para a vasilha com ovos e açúcar;
Volte ao fogo e mexa até engrossar (não passar de 68ºC para não virar ovo mexido)
Resfrie